domingo, 6 de dezembro de 2009

Ludicidade

Oficina Ludicidade
Eixo Temático:
Ludicidade - formação do educando na escola.
Justificativa:

Considerando que a escola é um dos principais aparelhos do Estado na formação do indivíduo (Oliver-2003) e que é papel da mesma socializar e formar criticamente o cidadão, torna-se importante um contínuo ato de reflexão de como é processada a práxis pedagógica dentro dessas instituições, quais seus interesses e que tipo de cidadão deseja formar, na tentativa de compreender como se processa a dinâmica escolar de uma dada realidade.
Do mesmo modo quando se fala da prática lúdica escolar, o estudo da realidade é imprescindível, pois desse modo identifica-se as inúmeras dificuldades na adoção dessa práxis e possibilita a reconstrução dessa prática na intenção de melhorar o processo.
Diante disso, análises foram feitas e problemas como: o emprego do lúdico na tentativa de controle do corpo; o descaso familiar com as práticas lúdicas na escola; a prática lúdica na formação de seres competitivos e sem autonomia; entre outros, fizeram despertar o interesse em discutir o tema Ludicidade e suas práticas na escola e na formação do professor, para com isso tentar melhorar e proporcionar outras formas de pensar e agir ludicamente.
Objetivo:
A proposta da presente oficina é trabalhar o tema Ludicidade promovendo um importante debate para a construção, desconstrução e reconstrução de conceitos sobre o termo Lúdico e suas respectivas práticas na escola.
A partir dessas reflexões, fazer uma análise crítica sobre a prática pedagógica lúdica, como ela é posta para os alunos e quais os reflexos que a mesma trará na formação intelectual e moral do indivíduo.
Por fim, disponibilizar atividades que proporcionem o melhor entendimento sobre a finalidade e a ação lúdica na escola.
Metodologia:
Organização de uma oficina, onde serão trabalhados de forma expositiva conceitos e relevâncias sobre a Ludicidade e o que sua prática proporciona na formação do indivíduo, independente de sua faixa etária.
A presente oficina terá três momentos:
· Exposição oral sobre Ludicidade;
· Exposição oral sobre a visita feita ao Colégio Estadual Raul Sá;
· Atividades práticas com jogos e construção de brinquedo.
Jogos:
Os jogos serão feitos, respectivamente, na seguinte ordem:
1. Bingo – O bingo é uma dinâmica de apresentação que pode ser feita a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. Pedir que os alunos, quando chegarem à sala, coloquem seus nomes em um pedaço de papel que deverá ficar com o professor. Quando todos já estiverem na sala, pedir para que os alunos peguem uma folha de ofício e dobrem em três partes e em seguida abram a folha e coloquem em cada quadrado marcado, um nome de um colega de classe. O bingo será cantado pelo professor e com os nomes que estão no papel entregue no começo da aula. A intenção não é apenas fazer o aluno bingar, mas proporcionar um primeiro contato descontraído. Por isso, deve - se tirar todos os nomes.
2. João, José e Maria – Cantiga que proporciona maior possibilidade de atenção dos alunos, principalmente na questão da lateralidade. Recomendado a partir dos 6 anos, podendo ser feito em todo Ensino Fundamental. Em filas indianas, coloca-se 4 ou 5 alunos que devem seguir a cantiga. Quem errar ao comando ficará em posição contrária dos seus colegas, o que dificultará o jogo já que a nova posição permite uma visão espelhada do colega que estará neste momento a sua frente.
Cantiga: José é pra direita, João é pra esquerda e Joana não pula... Agora é pra valer, não pode nem mexer: José pra direita, João é pra esquerda e Joana não pula! Joana, José, João!
3. Quem conduz – Jogo que também desenvolve a percepção de lateralidade e tempo do educando, além de proporcionar uma socialização maior com a turma. O jogo poderá começar em dupla e com o decorrer virar um trio, um quarteto e assim sucessivamente. Começa o jogo com um colega guiando seu par que deverá estar com os olhos fechados, recebendo os comandos apenas pelo toque das mãos de quem está guiando. A intenção é que todos cheguem em todas as extremidades da sala sem tocar nas outras duplas.
4. Dominó – Jogo matemático com pedras confeccionadas com as quatro operações. Os alunos devem efetuar a operação e ver qual será a próxima pedra a ser jogada. O número de jogadores por partida é definido a partir da quantidade de pedras criadas.
5. Ditado de palavras – Um ditado diferente, onde quem dita as palavras são os próprios alunos.
6. Criação de um brinquedo – Material: Copo descartável, barbante, papel, fita adesiva e palito de fósforo.
Breve conceito de Ludicidade...
O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. Faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.
O lúdico, de acordo com o senso comum, é visto como uma atividade não séria, destituída de compromisso e de responsabilidade. Assim, a Ludicidade é reduzida a uma forma de entretenimento ou lazer, desarticulada da atividade laboral e do mundo adulto. Contudo, vale esclarecer que essa visão é completamente equivocada, pois a Ludicidade ocupa um lugar significativo no desenvolvimento humano, podendo ser expressada na linguagem e nos instrumentos, ela amplia os estados da conciência e a atividade. Tal desenvolvimento é composto por atividades lúdicas como o brincar, forma mais livre de exercício funcional, e o jogar, conduta social que impõe regras.
A Ludicidade pode estar inserida também no trabalho. Antigamente, nas "sociedades primitivas comunitárias" ou "tradicionais", o trabalho rinha um caráter lúdico, acompanhado de festas, cantos, celebrações, conversas, permitindo a livre expressão da criatividade e inteligência do ser humano. Na sociedade moderna, as características do jogo, presentes no trabalho, foram encobertas pelo processo contínuo de alienação, onde o tempo é absorvido pela produção, dificultando o espaço para a expressão criativa.
No entanto, as atividades educativas, recreativas, psicológicas, culturais que forem propostas, somente serão lúdicas se propiciarem um estado lúdico dentro de si.


Um comentário:

  1. Oi Graziele
    Adorei seu blog,sou estudante de pedagogia e em apenas uma visita vc me ajudou em 2 trabalhos!bjus

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