sábado, 5 de dezembro de 2009

Ser professor é gostar do outro. Juvany Viana.

O texo aborda a história de uma mulher lutadora, admirável que apesar de não ter um diploma de formação, exerce a função de professora com extrema dedicação aos seus alunos. Juvany relata que começou estudar aos sete anos, pois na sua localidade não havia Colégio, então seu pai a trouxe para Salvador após ter morado em outros lugares.
Quando começou a ministrar aulas, deparou - se com muitas dificuldades, uma delas era que não tinha um lugar apropriado para ensinar, sendo assim utilizou a sua própria casa. É interessante salientar que Juvany não era só educadora, mas também merendeira, sentia prazer em ajudar seus alunos em tudo que eles necessitassem.
Atualmente, ensina crianças e adultos, do início da escolarização até a 4ª série, em sua própria casa, localizada num lugarejo (pequeno povoado de Caonge), há 26 anos, é dotada de uma larga experiência na prática educativa.
Apesar dos grandes desafios cotidianos que enfrenta, mostra bastante satisfação com a profissão, que se deve também ao seu dinamismo, interação social e trabalho coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário