terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Indisciplina




Há 30 anos atrás este problema praticamente não existia, pois as escolas do passado seguiam um sistema tradicional, exigindo dos alunos um comportamento quase militar. Quando ocorriam atitudes de indisciplina, os castigos, muitos deles físicos, eram aplicados. Hoje, a escola não adota mais uma postura repressiva e violenta, estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito.



“A falta de interesse está muito grande. Os
alunos estão dispersos, não respeitam mais o
professor, estão vivendo em outro mundo. A
tecnologia avançou demais e o professor
infelizmente não acompanhou, ficou
desinteressante para eles. Eles estão
acostumados a apertar botão de videogame,
de computador, a ver televisão e aí aparece o
professor com apagador e giz... O professor não
está conseguindo ter domínio, as aulas estão
muito no passado, muito antigas. Os meios de
comunicação ao invés de ajudar estão
atrapalhando: programas muito violentos. Não
está existindo liberdade com responsabilidade.
As crianças de hoje são mais espertas do que
antigamente. A família não tem colaborado; os
alunos vêm sem limites de casa. Geralmente há
até conivência dos pais: o professor nunca tem
razão. Há muitos problemas familiares. A
própria família não sabe o que fazer; a mãe
fala: “o que eu faço com ele? Vou matar?'. A
disciplina em sala de aula extrapola totalmente
e aí não tem jeito, só se bater e bater não pode.
Eu não sei o que fazer com a classe. Tem hora
que dá vontade de bater em todo mundo. Às
vezes, o professor é completamente ignorado na
sala de aula, você entra e parece que não
entrou ninguém. Por que se dá tanta regalia
para os alunos e o professor é tão esfolado em
sala de aula? Como manter uma aula decente
se você não tem material pedagógico, não tem
condições de trabalho, não tem nada? Você vai
tentar punir o aluno, não pode porque a direção
não deixa, o Estado não permite, os pais não permitem...
Há também a indisciplina social. Há muita
impunidade na sociedade: as pessoas fazem
coisas e não acontece nada com elas. Falta
perspectiva ao jovem: não sabe para que
estudar. Aluno diz: 'eu vou ser jogador de
futebol, não preciso de estudo'. Vai ganhar
muito mais do que eu... Às vezes, muitos de nós,
profissionais da área, ficamos desmotivados
pois o professor não ganha tão bem. O professor
também se desmotiva: Ah, para que eu vou
mudar? Para que fazer meu planejamento
assim? Ah, uso 0 do ano passado'. O que fazer
quando aluno desrespeita muito o professor e
depois diz assim: 'não me amole que hoje eu já
fumei maconha'? Como explicar que a classe é
disciplinada com determinado professor e não é
com outro? É preciso ver a postura do professor,
o método que utiliza. Continuamos com métodos
elitistas e arcaicos. O que é para nós disciplina?
É a prática do silêncio?".



A questão da disciplina pede, para seu enfrentamento, a ajuda de um conjunto
de áreas do conhecimento, como a Sociologia, Antropologia, Psicanálise, Ética,
Política, Psicologia, Economia, História, Tecnologia, Comunicação Social, além
dos próprios saberes pedagógicos. Outro fato a ser considerado é que a
disciplina é apenas um aspecto do processo de educação escolar que, por sua
vez, também é extremamente complexo e exigente, visto que, necessita
participar da formação, ao mesmo tempo, de trinta, quarenta ou mais sujeitos.

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